Características de Um Empreendedor

     No terceiro ano da faculdade (2009) assisti a palestra “Características de Um Empreendedor” ministrada por Alonso José Torres, que a iniciou com a seguinte discussão: uma pessoa pode ou não nascer com o espírito empreendedor?

     Pois, a maioria das pessoas que assistiam a palestra, opinou que um empreendedor já nasce com tais características para obter sucesso no mundo dos negócios. Porém, Alonso alegou que uma pessoa pode ser transformada em um empreendedor, ou seja, pode-se moldar (aperfeiçoar) suas características para se tornar um. Como por exemplo, a história dele mesmo, que abriu uma empresa e quebrou algumas vezes, passou por situações difíceis de decisões, onde famílias dependiam dele e não podia muitas vezes decidir algo pensando na saúde da empresa, mas sim, via-se obrigado a pensar nas famílias que dependiam desta remuneração, deste emprego para viver. Então, fechar a empresa ou fazer empréstimos foi uma das mais difíceis tomadas de decisões que ele tinha que fazer para o futuro da empresa.

     Depois de muito pensar e analisar a situação presente, decidiu então, fazer um empréstimo e proporcionar aos seus funcionários um emprego e uma renda para sobreviverem.

     Depois de alguns meses, Alonso começou a ter resultados em sua empresa, mesmo pagando empréstimos, e com salários atrasados, mas acreditou, correu atrás e hoje está com uma saúde considerável para a mesma se manter, e não precisar de empréstimos e atrasar os salários de seus empregados.

     Conseguiu dar a volta por cima, mas teve que mudar muito o seu jeito de pensar, sua postura diante das situações que apareciam, e amadurecer seus pontos fortes, desenvolver outros pontos que não tinha, mas que era primordial para manter sua empresa como a disciplina e o planejamento, pois teve que se disciplinar muito para que os resultados aparecessem.

     Segundo ele, disciplina e planejamento é primordial para quem deseja ter seu próprio negócio ou até mesmo ser um empreendedor dentro de sua própria empresa, dando idéias criativas, e tendo iniciativas.

     Outro ponto importante que vale a pena ressaltar, é que os empreendedores devem arriscar, mas com cautela. Analisar e avaliar o cenário presente assumindo desafios para seus caminhos.

     Através dos comentários acima, pode-se perceber que Alonso, aprimorou sua liderança, pois soube manter seus funcionários no time. Teve que assumir riscos à partir do momento em que tinha uma decisão a ser tomada, pois nunca foi e nunca será fácil uma tomada de decisão. E, o principal ponto, foi a empatia que teve com seus funcionários e amigos, mesmo com dificuldade continuar a empresa para que continuassem dependendo do seu salário. Manteve o otimismo de acreditar que conseguiria superar obstáculos e desafios que a vida lhe proporcionou.

      Depois de compartilhar toda a sua experiência até então, decidiu contar como uma pessoa pode crescer ou até mesmo aprimorar algumas competências do mundo empreendedor, como o caso de seu filho. O educou para que quando faça suas tarefas de colégio e acerte, ou até mesmo se esforce para entender o assunto, ganhe recompensas (R$). O menino guarda o que ganha em uma poupança, e às vezes até empresta o dinheiro guardado para os seus pais, e ainda cobra juros deles quando devolvem com atrasos. Isso porque, Alonso o ensinou, o disciplinou para guardar seu próprio dinheiro, deu dicas para saber como conseguí-lo e ainda como obter resultados em cima dele, como os juros.

     Alega que as pessoas devem ter uma meta para sua vida, de curto, médio e longo prazo. Ou seja, curto prazo é aquele que alcança até um ano, médio prazo é quando alcança de um a cinco anos, e longo prazo é quando a pessoa passa de cinco anos para obter seus objetivos e metas estipuladas.

      Por fim, ao encerrar a palestra frisou que as pessoas têm suas habilidades e características, mas que podem ser mais desenvolvidas basta você querer!

About these ads

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Jenifer Margarete Schroreder
    ago 11, 2010 @ 13:00:35

    oi le…. Ser empreendedor realmente não é fácil né!!!! Mais, com força de vontade e garra… damos a volta por cima!! Te adoro… Bjusssss

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: